CLIQUE E ASSITA WEB TV LUPPA NEWS

quarta-feira, 17 de abril de 2013

São Cristóvão inicia campanha contra Influenza

A Influenza ou gripe A é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Por possuir elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a disseminar facilmente em epidemias sazonais, a doença se tornou uma das grandes preocupações das autoridades sanitárias. Por conta disso, começou na última segunda-feira (15/04), a Campanha Nacional de imunização contra a Influenza. 
O município de São Cristóvão, assim como as demais cidades do Brasil, aderiu à campanha, que visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes de infecções pelo vírus. Até o próximo sábado (26/04), trabalhadores da Saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes a partir do 3º mês, puérperas – mulheres com até 45 dias após o parto -, e crianças com idade entre seis meses a 1 ano 9 meses e 29 dias, deverão comparecer às Unidades de Saúde da sede de São Cristóvão e região do Grande Rosa Elze para tomar a vacina. Pessoas que se enquadram nos grupos de riscos, portadores de doenças crônicas – respiratórias, cardíacas, renal, obesos imunossupressão e transplantados – também devem ser imunizados, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Kay Amparo. “Nosso principal objetivo é proteger a parcela da população que corre riscos de contrair a Influenza. Nossa meta é atingir 80% dos sancristovenses que se encaixam nos grupos prioritários. É importante ressaltar que não há contra-indicação para a vacina”, explica Kay Amparo. A coordenadora informa que, além dos postos de saúde, a vacina está sendo disponibilizada de outras formas à população. “Estamos com o projeto de ‘Vacinação Volante’, cuja finalidade é ir até aqueles que não podem se deslocar às unidades, e também a ‘Vacinação Itinerante’, visitando os povoados mais distantes”, frisa.
 Dia D –Intensificando as ações de imunização, neste sábado (26/04), será realizado o “Dia D” contra a doença. A abertura acontecerá na Unidade de Saúde Maria José Soares Figueiroa, localizada no Eduardo Gomes, a partir das 8h. Para a data, uma programação diferenciada foi elaborada pela Secretaria de Saúde, a pedido da prefeita Rivanda Batalha. “Estamos preparando algumas atividades, com vistas a atrair a população. Lembrando que estas ações acontecerão apenas no início do dia. Todos os postos de Saúde estarão preparados para receber os moradores, que devem comparecer munidos da carteira de vacinação, cartão de gestante ou registro da criança, no caso das puérperas, e relatório médico para aqueles que possuem doenças crônicas”, detalha Farahide Diniz, secretária de Saúde. 
 A secretária alerta ainda que, se a pessoa a ser vacinada estiver com febre, acima de 40ºC, não deverá tomar a vacina. “O ideal é esperar a febre cessar para depois tomar a medicação. Até por que o paciente pode apresentar reações e achar que está relacionada a vacina”, ressalta Farahide.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário